Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7626

Comparte esta pagina

Título : Interculturalismo e ensino de língua inglesa: é na tua língua que falo, mas é na minha língua que te compreendo
Autor : Ferreira Paulino, Suzana
Palabras clave : Lingüística Aplicada; Cultura; Interculturalismo; Língua Inglesa; Competência
Fecha de publicación : 31-ene-2009
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Ferreira Paulino, Suzana; Medeiros de Carvalho, Nelly. Interculturalismo e ensino de língua inglesa: é na tua língua que falo, mas é na minha língua que te compreendo. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumen : O processo de ensinoaprendizagem da língua inglesa abrange o conhecimento da sua cultura, permitindo que os educandos compreendam os valores, os comportamentos e as práticas sociais que representam o povo do idioma estudado. O ensino desta língua deve ser baseado no diálogo entre as culturas e nos conhecimentos prévios dos alunos para promover o interculturalismo e desenvolver a competência intercultural e a consciência identitária, possibilitando observações críticas e aprendizado. O objetivo geral deste trabalho foi investigar o tratamento dado aos aspectos culturais, visíveis e invisíveis, nos livros didáticos de língua inglesa, das coleções Connect (2006) e New ACE (2002). Nossa pesquisa está baseada nos pressupostos teóricos do Interculturalismo sugeridos pelos seguintes autores: Dooly (2005), Kramsh (2001), Freire (1996) e Goodenough (1971); da Abordagem Comunicativa, Hymes (1972) e do Sóciointeracionismo, Vygotsky (2003, 2000). Concluímos que as duas coleções analisadas possuem elementos culturais visíveis e alguns invisíveis, o que indica um avanço. Entretanto, suas abordagens são superficiais, pois não há um tratamento adequado dos temas, tampouco, atividades que guiem os alunos à construção da competência intercultural e da consciência crítica
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7626
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo4025_1.pdf9,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons